SCOTTIES FAMOSOS

Entry Thumbnail

Shirley Jane Temple e Corky

Nascida em 23 de abril de 1928, Shirley era uma criança fasciante e sem dúvidas, a atriz mirim mais popular da década de 30. Iniciou sua carreira por volta de 3 anos de idade e progrediu rapidamente ao estrelato, tendo participado de 60 filmes ao longo de sua carreira. Amante de cães, um de seus primeiros animais de estimação foi Corky, um Scottish Terrier preto. Corky foi um presente dado a Shirley pelo pai e como podemos ver na foto abaixo, Scottish (muitas vezes o dela mesma) eram usados como personagens nos estudios de filmagem.

shirley1

shirley2

Betty Davis e Tibby

Outra estrela da década de 30 que também possuía um Scottish Terrier foi Betty Davis. Aproveitando a fama da atriz assim como popularidade da raça, a revista “Screenplay” publicou uma edição em 1932 chamada “Scottie Puppy”. Todos os enigmas (quebra-cabeças, palavras cruzadas, jogo dos sete erros, etc) foram criados em homenagem a raça. Nessas imagens Betty foi fotografada com o filhote Tibby.

betty1

betty2

Joan Crawford e Woggles

A primeira vez que Joan Crawford foi fotografada com um cão foi em 1932, também posando para a revista “Screenplay”. A foto abaixo gerou muitas dúvidas e comentários, visto que a edição era uma homenagem a raça Scottish Terrier e muitos críticos questionavam se tratava-se de um Scottie ou de um Cairn. Amante de cães, em anos seguintes, Joan foi fotografada com diversas outras raças como Poodle e Shi-Tzus. Amante dos Scotties, Joan também tinha um amigo escritor – Lynn Riggs – que também tinha um Scottish Terrier chamado Baron.

joan

Humphrey Bogart, Kane Mutiny e The African Queen

O tipo “garoto durão” de Humphrey Bogart contrasta com o jeito meigo e querido de Shirley Temple. Entretanto, compartilham do mesmo amor pela raça. O astro de “Casablanca” possuía dois Scottish Terrier, um macho chamado Kane Mutiny e uma fêmea chamada The African Queen. Pouco se sabe sobre o assunto, mas parece que o ator chegou a ter outro Scottie, chamado Sluggy. Em uma das fotos abaixo, em 1940, o ator inspeciona sua coleção de armas, enquanto os dois Scottish assistem de “olhos bem abertos”!

bogart1

bogart2

Vera Ellen

Com um presidente e um comandante-chefe do teatro europeu donos de Scottish Terrier, a raça atingiu seu auge durante a Segunda Guerra Mundial. Aproveitando a popularidade e as qualidades fotogênicas da raça, os Scotties eram freqüentemente utilizados em cenas de comerciais, para fotos em estúdios e todos os tipos de publicidades – como ilustra a imagem abaixo. A Warner mantinha seus próprios canis contendo diversas raças de cães e entre elas, Terriers Escoceses é claro.

vera
Vera Ellen e os Scotties formam um esplêndido trio

pub1

pub2

pub3

Eva Braum, Stasi e Negus

Até Eva Braum (esposa de Hitler) tinha um casal de Scottish Terrier!!!

eva

E parece que o destino desses barbudos é mesmo freqüentar a Casa Branca!

Presidente Franklin Delano Roosevelt (FDR) e Fala

O Scottish Terrier do ex-presidente dos E.U.A – FALA – foi ou ainda é o cachorro mais famosos do mundo!

fala1

Fala nasceu a 7 de Abril, 1940, e foi dado como um presente adiantado de natal a Roosevelt por Augustus G. Kellog de Westport, Connecticut, através da prima de Roosevelt, Margaret “Daisy” Suckley. Enquanto um cachorro, Fala recebeu treino de Suckley, que o ensinou a sentar, rolar e saltar. O seu nome original era Big Boy (traduzido à letra para português seria rapaz grande); mas Franklin mudou-lhe o nome para “Murray Outlaw of Falahill” (Murray Fora da Lei de Falahill) após John Murray, um famoso antepassado escocês. Mais tarde foi diminuído para “Fala”.

fala2

fala3

fala4

Roosevelt e Fala eram inseparáveis!

Fala mudou-se para a Casa Branca a 10 de Novembro de 1940, e passou muito do seu tempo lá até Roosevelt falecer e ser sucedido porHarry S. Truman em Abril de 1945. Fala também viajou com Roosevelt até sua casa (Springwood) em Hyde Park, Nova Iorque e Warm Springs, Georgia, onde recebeu tratamento devido à sua (de Roosvelt) doença.
Todas manhãs era dado a Fala um osso que vinha com o pequeno-almoço de Roosevelt e às noites era lhe servida uma refeição. Contudo, nas primeiras semanas na Casa Branca, teve de ser visto por um veterinário, devido a problemas intestinais; mais tarde foi descoberto que o pessoal da Casa Branca estava sempre a alimenta-lo, ficando doente de tanto comer.
Fala tornou-se um soldado raso honorário do Exército Americano ao “contribuir” com $1 dolár para o esforço de guerra para cada dia do ano, e criando assim um exemplo para a população.
Com a sua grande popularidade, a Casa Branca começou a receber correio endereçado a Fala, de modo que foi necessário atribuir uma secretária a Fala.

fala5

Coleira de Fala.
Nela pode-se ler “Fala, A Casa Branca”.

Discurso de Fala

A 23 de Setembro de 1944, Roosevelt fez o seu famosos “discurso Fala” (“Fala speech”), enquanto em campanha para eleição presidencial de 1944. O discurso de 39,5 minutos foi feito durante um jantar de campanha em Washington. No discurso, Roosevelt ataca o partido Republicano com detalhes de ataques feitos a ele. No discurso Roosevelt refere-se a uma falsa história, em que Roosevelt teria se esquecido de Fala nas ilhas Aleutas enquanto em visita e que teria enviado um navio de guerra da marinha dos EUA para ir buscar Fala.

“These Republican leaders have not been content with attacks on me, or my wife, or on my sons. No, not content with that, they now include my little dog, Fala. Well, of course, I don’t resent attacks, and my family doesn’t resent attacks, but Fala does resent them. You know, Fala is Scotch, and being a Scottie, as soon as he learned that the Republican fiction writers in Congress and out had concocted a story that I had left him behind on the Aleutian Islands and had sent a destroyer back to find him–at a cost to the taxpayers of two or three, or eight or twenty million dollars–his Scotch soul was furious. He has not been the same dog since. I am accustomed to hearing malicious falsehoods about myself–such as that old, worm-eaten chestnut that I have represented myself as indispensable. But I think I have a right to resent, to object to libelous statements about my dog.”
Sept. 23, 1944, address to the Teamsters Union

Alimentando Fala

fala6 (1)

“Eu servia suas refeições, fazia sua cama. Nós costumávamos servir algumas almôndegas antes do jantar. E antes de toda refeição, eu tinha que deixar a comida de Fala preparada. O presidente nunca ia para a sala de jantar sem antes chamá-lo. Nós servíamos o presidente, mas não podíamos servir Fala. Fala tinha que ser alimentada por suas próprias mãos. Nós dávamos a vasilha a ele e ele a alimentava. Eu me lembro que, por muitas vezes, políticos e outras pessoas importantes passavam algum tempo esperando Roosevelt alimentar Fala.”

Dito por: Fred D. Fair (ex-mordomo da Casa Branca)

Em Abril 1945, Roosevelt morreu em Warm Springs. Fala compareceu ao funeral e passou a viver com a viúva Eleanor Roosevelt em Val-Kill. Eleanor costumava se referir a Fala, na sua coluna “My Day”, no jornal local.

fala7

fala8

“Fala me aceitou após a morte de meu marido, mas eu era simplesmente a pessoa que o acompanhava enquanto seu dono não chegava. Muitos cães esquecem, mas eu sinto que Fala nunca o esqueceu. Sempre que ouvia buzina ou algum carro chegando, suas orelhas ficavam em alerta e rapidamente se levantava. Tenho certeza de que ele sempre esperava que fosse seu dono a descer do carro para irem passear como costumavam fazer.”
From “On My Own” by Eleanor Roosevelt, 1958

Fala faleceu em 1953 e foi enterrado ao lado do jardim de rosas dos Roosevelts em Springwood.

fala9

Fala by FDR at the FDR Memorial, Washington, D.C. (Bushy Barney photo, 2001)

fala10

(Bushy Barney photo, 2001)

fala11

Jackie Kennedy também tinha um Scottish Terrier – HOOTCHIE

George w. Bush – Barney e Miss Beazley

Os “Scotties” mais recentes a terem habitado a Casa Branca pertencem ao ex-presidente dos EUA George W. Bush.
Com direito a Home Page, Barney é o cão mais famoso da atualidade!

bush1

Barney nasceu em 30 de Setembro de 2000 e em 7 anos, Barney estrelou em 9 filmes!

Nascida em 28 de Outubro de 2004, em 6 de Janeiro de 2005 Miss Beazley chegou a Casa Branca, presente do presidente à Sra. Bush. E desde então, Barney tem sempre aparecido acompanhado em suas aparições públicas!

bush2

bush3

bush4

bush5

Sra. Laura Bush sentada com Barney e Miss Beazley em frente a árvore de Natal da Casa Branca – 30 de Novembro, 2007 – Sala Azul da Casa Branca.

bush6

Bárbara e Jenna Bush com Miss Beazley e Barney no colo durante a visita de Lincoln Bedroon Sunday em 25 de Novembro, 2007.

bush7

Julie Andrews e Duffy

Mais recentemente as atrizes Julie Andrews, Liza Minnelli e Ali McGraw compartilham seus corações com Scottish Terriers. Julie é particularmente afeiçoada aos cães da cor TRIGO, Duffy já é o segundo exemplar da mesma cor. Duffy passa a maior parte do tempo em casa. Entretanto, Julie é tão afeiçoada ao cão que duas vezes fez com que seu chefe de cozinha voasse da Suiça com Duffy para que pudesse passar o Natal em companhia dela e do marido Blake Edwards. Blake chegou a comprar outro filhote de Scottish Terrier em um petshop, mas infelizmente o cãozinho faleceu ainda jovem. Duffy morreu aos 12 anos e atualmente Julie encontra-se sem nenhum Scottie.

julie

Tatum O´Neal e sua Scottish Lena (morreu com 16 anos)

tatum

Ali McGraw e sua Scottish Cathy

ali

Outros famosos:

Liza Minelli era alucinada por sua Scottish Terrier Lilly.
Sally Struthers teve um Scottish chamado Bob.
Já houve relatos de outras celebridades serem amantes da raça: Dustin Hoffman, Marlo Thomas, Jane Wyman e muitos outros.

E parece que a raça (Scottish Terrier) já caiu nas graças das celebridades brasileiras!…

A paixão de um cão por uma atriz

lavinia3

Lavínia Vlasak, que estreou em uma novela aos 19 anos de idade, abre seu o coração à Revista bichos & famosos e declara seu amor por Ataulfo, um simpático Scottish Terrier de nove anos. A família da atriz sempre teve cachorros em casa, mas desde que Lavínia tinha sete anos de idade, seu sonho era um só: ter aquele cãozinho que aparecia num adesivo onde estava escrito “Proibido cães”. “Na época, o desenho do cachorrinho era um Scottish Terrier, e eu queria muito ter o cachorro proibido”, brinca a atriz.
“Quando fui morar sozinha, aos 21 anos, comprei o Ataulfo e realizei meu sonho”,completa.
Na correria do dia-a-dia, decorando textos e gravando cenas, não sobra muito tempo para ela ficar ao lado de Ataulfo. Ele, segundo a dona, sente muito a sua falta. Por isso, o cãozinho só vai dormir quando ela chega em casa. Ataulfo tem gracinhas daquelas que só a dona entende. “De uns tempos para cá, quando ele escuta algum barulho, emite um som muito engraçado, que parece o de uma vaquinha mugindo. Onde já se viu cachorro fazendo “muuuuu”? Eu morro de dar risada”, diz a atriz Lavínia Vlazak.
O cãozinho é dócil, amigo e brincalhão. Tanto que, se dependesse de Lavínia, eles não se desgrudariam um só segundo. “Eu carregaria Ataulfo para qualquer lugar, mas infelizmente nem todos os locais permitem cachorros. Adoro sua companhia. Ele é o meu amor, a paixão da minha vida”, confessa.

Fonte: Revista Bichos e Famosos

lavinia2

lavinia1

Sabrina Sato e Boca

À mesa de madeira de demolição de sua sala, montada para o café-da-manhã, Sabrina molha o pão integral coberto com requeijão na xícara de café preto com adoçante e conta que acordou mais cedo que o usual para um domingo “porque o Boca precisava ir ao banheiro”. Boca é o cão da raça scottish terrier de Ernani. “Fomos dar uma volta com ele logo cedo, acordei umas 9h30”, afirma, antes de emendar um comentário típico: “Agora precisamos encontrar uma Boquete para o Boca ter filhinhos”.

Fonte: Revista QUEM.

sato

Lucília Diniz e Neguinha

Lucília Diniz é uma empresária, apresentadora e socialite brasileira. Filha de Valentim Diniz e irmã de Abilio Diniz. É uma das sócias do Grupo Pão de Açúcar e apresenta o programa Lucilia Diniz na RedeTV!
Neguinha é sua Scottish Terrier, companheira para todos os momentos, inclusive nos eventos que Lucília organiza em sua casa, é comum avistar Neguinha circulando entre os convidados.

lucilia1

lucilia2

lucilia3